Os arquitetos da Pelli Clarke Pelli Architects divulgaram seu primeiro projeto no Japão, um complexo em altura que contará com o edifício mais alto do país, com 330 metros de altura. O escritório dos EUA projetou três torres para o distrito de Toranomon-Azabudai, em Tóquio, como parte de um projeto de regeneração urbana da área central da capital.
Com a ideia de "vila urbana moderna" em mente, a incorporadora Mori Building Co. Ltd iniciou o projeto de requalificação urbana do distrito Toranomon-Azabudai. O inovador projeto multiuso, assim como toda a regeneração urbana do centro de Tóquio, envolve importantes arquitetos internacionais. Os espaços públicos foram projetados pelo Heatherwick Studio, ao passo que os três arranha-céus foram projetados por Pelli Clarke Pelli Architects. Além disso, o espaço comercial foi concebido por Sou Fujimoto Architects.
As diretrizes gerais do masterplan envolvem melhorar o estilo de vida por meio de uma abordagem ecológica, convergindo vários aspectos da vida cotidiana das pessoas, eliminando barreiras entre equipamentos urbanos e criando um novo ponto focal urbano.
Nome do projeto: Projeto de Requalificação Urbana do Distrito Toranomon-Azabudai
Executor do projeto: Associação de Reconstrução Urbana do Distrito Toranomon-Azabudai
Área do terreno: Aprox. 8,1 hectares
Área construída: Aprox. 63.900 m²
Área total: aprox. 860.400 m²
Edifícios: Residências (1.400 unidades), escritórios (aprox. 213.900 ㎡), lojas (aproximadamente 150 lojas), hotel (aprox. 120 quartos), escola internacional (aproximadamente 14.000 m), Praça central (aproximadamente 6.000 ㎡) , instalações culturais (aproximadamente 9.000 ㎡)
Áreas verdes: Aprox. 2,4 hectares
Estacionamento: Aprox. 1.880 vagas
Custo do projeto: Aprox. 580 bilhões de JPY
Início da construção: 5 de agosto de 2019
Conclusão planejada: 31 de março de 2023